Mutirão das Fiandeiras e Tecedeiras

25.08.2017

    Na manhã desta quarta-feira (23/08), foi aberta o 20º Mutirão das Fiandeiras e Tecedeiras de Jataí, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, com um café da manhã, no Museu Histórico Francisco Honório de Campos.

     O evento contou com a presença do prefeito, Vinicius Luz (PMDB-Jataí-GO); do secretário municipal de Cultura, Gênio Eurípedes; da secretária de Educação, Eliana Melo Machado Moraes; dos diretores do Museu de Arte Contemporânea, Ana Clara Lima; do Centro Cultural Basileu Toledo França, Roosevelt Vilela; da Casa do Artesão, Soraia Santos; do Memorial JK, José Elias Junior e da Escola Municipal de Música Nestor Garcia de Assis, Roberto Romão Peres - o Robertinho, acompanhado de sua equipe, da coordenadora da Biblioteca Pública Municipal Dante Mosconi, Jacqueline Martins, da primeira dama de Perolândia, Sueli Moema; da assessora de Cultura de Perolândia, Edilaine Lopes; das fiandeiras e tecedeiras de Jataí e ainda de pessoas da comunidade.

     Na oportunidade, o prefeito agradeceu a todos pela presença e afirmou ser de grande valor manter essa tradição na cidade. Também disse que, apesar das dificuldades, tem procurado realizar e valorizar eventos como esse, além de tantos outros que também possuem a sua relevância.

     O secretário de Cultura, Gênio Eurípedes aproveitou o momento para agradecer à gestão Vinicius Luz pelos trabalhos já realizados, pela união de todos em prol de um único objetivo: zelar pela cidade de Jataí. Também destacou em sua fala a importância da cultura popular para a construção e valorização da história da cidade.

      Ao tomar a palavra, Eliana evidenciou que há cerca de 20 anos esse trabalho tem sido desenvolvido na cidade e que, por tantos outros motivos, se sente honrada por fazer parte desse momento histórico do município.

    Em seguida, como uma maneira de preservar o ofício e divulgar essa manifestação cultural, as fiandeiras e tecedeiras puderam mostrar aos presentes os processos de produção de peças artesanais a partir do algodão, por meio do tear, da carda e da roda de fiar.

     O Mutirão continuará entre os dias 24 (quinta-feira), no período das 08h às 11h e das 13 às 17h, e 25 (sexta-feira), das 8h às 15h, ocasião em que será encerrado com a apresentação musical da banda da Escola Municipal de Música. 

 

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google+
Please reload

© 2017 Metas Jataí: o seu portal de notícias - Rua Minas Gerais, 713, Santa Maria - Jataí/GO - CEP: 75.800-082 - (64) 3636-9016