MOMONDO ANUNCIA BRASILEIRA SELECIONADA NA JORNADA DO DNA

Matilde Maria de Melo, psicóloga mineira de 53 anos, foi escolhida entre os brasileiros participantes do projeto e vai viajar para conhecer suas origens reveladas com teste de DNA


A momondo, buscador de passagens aéreas e reservas de hotéis, acaba de anunciar a pessoa sortuda que terá a oportunidade de fazer uma viagem para conhecer suas origens reveladas por meio de um teste de DNA. Matilde Maria de Melo, uma psicóloga mineira de 53 anos, foi a escolhida entre os brasileiros participantes do desafio The DNA Journey, ou Jornada do DNA.


O projeto, que tem o objetivo de mostrar que existem mais coisas unindo as pessoas do que as separando, chegou ao País em abril. Os interessados deviam responder a seguinte pergunta: “Como viajar amplia a sua visão de mundo?”. As melhores respostas foram reconhecidas com a chance de mapear suas raízes genéticas e descobrir as regiões do mundo por onde os seus ancestrais passaram. Ao receber os resultados, os selecionados tinham que gravar um vídeo de suas reações e o melhor seria recompensado com uma viagem.


“Eu decidi participar porque amei a proposta. Já tinha visto o vídeo do projeto e fiquei bastante impactada com a reação dos participantes. Então caprichei na frase e mandei com fé”, explica Matilde.


Parte dos resultados já eram esperados por ela, que sabia de ancestrais na Península Ibérica, na Itália, na Europa judaica, no Oriente Médio e entre os povos nativo-americanos. Mas o teste também revelou raízes na Grécia, na Grã-Bretanha, na Irlanda, na Escandinávia e na África.


Mãe de 3 filhos, Matilde conta que eles ficaram ansiosos para ver os resultados e se emocionaram junto com ela. Agora, ela pretende colocar um projeto antigo em prática. “Vou começar a viagem pelo Mediterrâneo. Apreciar a diversidade das artes e da sabedoria de cada cultura. Rever conceitos e preconceitos. E com um desejo de conhecer mais, vou buscar formas de me manter na estrada, com trabalhos e ocupações para financiar a próxima etapa do caminho. Meu sonho é viajar cinco anos pelo mundo”.


Para Matilde, as escolhas pessoais passaram a ter outro sentido depois da descoberta. “Me sinto mais feliz e inteira. É bom perceber como nossas emoções e interesses têm uma raiz que nos precede, como de uma forma ou de outra intuímos nossas origens. Nossa ancestralidade ganha outra dimensão a partir do momento que conhecemos mais de sua história e cultura. Sem essas informações as palavras são vazias e não percebemos sua referência com o que sentimos por dentro”.


A Jornada do DNA pelo mundo


Em 2016, a momondo lançou a Jornada do DNA em 19 países. No total, 500 pessoas tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre as suas origens. O vídeo viral The DNA Journey, que registra a reação real de pessoas de diferentes nacionalidades recebendo seus resultados, foi parte do projeto. Desde que foi lançado, o filme já acumula mais de 400 milhões de visualizações nas redes sociais no mundo todo. Devido ao grande sucesso e viralização, a Jornada do DNA teve uma segunda edição em 2017, incluindo 21 países, entre eles o Brasil.


“O desafio foi um sucesso no Brasil. As pessoas se interessaram em saber mais sobre suas origens e acredito que conseguimos transmitir claramente os ideais por detrás do projeto, que é incentivar a tolerância e o respeito entre os povos e também despertar a curiosidade. Descobrir como somos diversos é transformador. É uma quebra de barreiras quando entendemos que temos mais coisas em comum com outros povos do que podemos imaginar”, comenta Pedro Correia, responsável pela operação da momondo no Brasil.



© 2017 Metas Jataí: o seu portal de notícias - Rua Minas Gerais, 713, Santa Maria - Jataí/GO - CEP: 75.800-082 - (64) 3636-9016