Ex-comandante do 41º BIMtz recebe o título de cidadão jataiense


Em sessão solene realizada na última quinta-feira (19/10), no plenário João Justino de Oliveira, o Coronel Marcelo Luiz Zeni recebeu título de cidadão jataiense. Comandante do 41º Batalhão de Infantaria Motorizado de Jataí (41º BIMtz) em 2015 e 2016, o militar do Exército Brasileiro, nascido no Paraná, foi homenageado a apedido da vereadora Kátia Carvalho (SD), através do projeto aprovado por todos os vereadores, em razão do apoio prestado à comunidade durante seu comando.


A mesa de autoridades foi composta pela proponente da solenidade, Kátia Carvalho, que presidiu os trabalhos, pelos vereadores Agustinho de Carvalho Filho, o "Carvalhinho", João Rosa, Major Davi Pires, Marcos Antônio, pelo tenente-coronel Paulo Lammardo de Novais, atual comandante do 41º BIMtz); e pelo juiz de direito Sérgio Brito Teixeira e Silva; pelo representante do executivo municipal, o secretário Geral de Governo, Eduardo Jailton Paulo Naves; pelo empresário Adelino Gameiro das Neves, representante do Lions Clube; pelo representante do vereador Gildenicio Santos, seu chefe de gabinete, Luiz Carlos Nunes, pelo coronel Marcelo Luiz Zeni e por sua mulher, Marcela Zeni.


Na abertura do espaço reservado aos pronunciamentos, o vereador João Rosa cumprimentou os presentes e a vereadora Kátia Carvalho pela proposição. "Se todos os títulos de cidadão fossem tão merecidos quanto este, estaríamos sempre plenamente satisfeitos. Eles ganharam um título e nós ganhamos um prêmio, pois a dona Marcela mereceu a metade do título somente pela prece de abertura dos nossos trabalhos", disse ele.


O vereador Carvalhinho também ressaltou a trajetória do coronel Zeni e o mérito do evento. "Fico honrado em poder participar desta solenidade para homenagear o senhor. A colega, vereadora Kátia Carvalho, foi muito feliz ao propor este título de cidadão jataiense a este grande oficial do Exército Brasileiro", declarou o parlamentar.


Também egresso do Exército, o vereador Marcos Antônio destacou a aproximação entre os militares e a população. "Não tive a oportunidade de servir com o senhor como comandante, mas estive acompanhando de perto o trabalho do senhor à frente do 41º BIMtz. Quando servi em Jataí, havia uma certa distância entre o Exército e a comunidade, mas isto foi mudando ao longo dos anos. E o senhor foi um dos que mais trabalharam nesse sentido. Eu não poderia deixar de estar presente, primeiro pela pessoa do senhor e também pela instituição. Para encerrar, quero usar uma frase do general Osório, um dos maiores líderes das nossas Forças Armadas: 'É fácil a missão de comandar homens livres; basta mostrar-lhes o caminho do dever'".


O vereador Major Davi Pires relembrou a época em que comandava o 15º Batalhão da Polícia Militar. "Ainda comandava o 15º quando mantivemos contato; tudo que foi solicitado por mim foi atendido; seus eventos, seu comando, suas missões: devido a tudo isso fiz questão de estar presente para vê-lo receber esta homenagem totalmente merecida. Tenho certeza de que esta homenagem é um dos momentos mais importantes em termos de honrarias concedidas pela Câmara desde que aqui cheguei, em 1996", afirmou.


A vereadora Kátia Carvalho, autora do projeto de entrega do título, falou sobre a amizade entre sua família e a do homenageado. "É um momento ímpar; é de coração que falo sobre o senhor, que é filho de um pioneiro do nosso batalhão, o senhor Osmaro. O povo jataiense agradece por todos os relevantes serviços prestados ao nosso município. Por conhecer bem o casal Marcelo e Marcela, posso dizer que são pessoas de bem, pessoas de Deus. Pude ver a vontade do senhor em participar de campanhas, como a do combate à dengue. Todas as instituições beneficentes de Jataí têm a agradecer ao senhor. Desde que comecei a trabalhar com o Rotary ao lado do Exército, principalmente a partir de 2004, teve início essa irmandade com o 41º BIMtz, com os comandantes e suas esposas. Temos de agradecer a Deus, para que ele continue nos enviando pessoas como o senhor, gente de bem, que trabalha em prol do desenvolvimento de Jataí", exortou.


Em sua fala, o coronel Marcelo Luiz Zeni enfatizou o sentimento de gratidão. "Para mim é um dia muito especial. Gostaria muito de agradecer, é uma honra muito grande poder estar de volta a esta cidade abençoada, onde tenho tantos amigos. É uma das mais importantes honrarias da minha vida, da minha carreira. Na casa do povo me sinto muito à vontade para agradecer pela homenagem, especialmente a você, Kátia, e a todos os vereadores, que aprovaram o projeto por unanimidade. Este coração de soldado hoje está muito emocionado. Esta cerimônia me faz viajar no tempo, à época que andava com meu pai na Jataí dos anos 1970, os passeios ao rio Ariranha e a outros pontos. Agradeço aos meus pais por tudo que fizeram por mim. Certamente eles estão orgulhosos por esta honraria. Foi uma experiência maravilhosa voltar a Jataí em 2015 para assumir o melhor batalhão do país. Com meu filho atualmente servindo o mesmo batalhão, completa-se um ciclo que começou com meu pai e depois comigo. Orgulho-me de ser parte desta família que é Jataí, que acolheu com carinho a unidade do Exército, formando uma parceria que tem trazido benefícios maravilhosos para todos nós", disse ele.


HISTÓRICO


Filho de Osmaro Zeni, sargento do Exército, e Marilene Maria Zeni, Marcelo Luiz Zeni nasceu em Curitiba, capital do Paraná, em maio de 1971. Seu pai, pioneiro do 41º Batalhão de Infantaria Motorizado, viveu com a família em Jataí de 1975 a 1977. O irmão Marcos (capitão) e o filho Guilherme (tenente) também são oficiais do Exército Brasileiro. O filho, inclusive, serve no mesmo batalhão.


A carreira de Marcelo Zeni começou quando ele foi aprovado para o Colégio Militar de Curitiba, onde estudou do 5º ano até o final do ensino médio. Ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras, por meio de concurso, em fevereiro de 1989, tendo sido declarado aspirante a oficial de infantaria em dezembro de 1993.


Para Jataí retornou em 2015. Como comandante do 41º BIMtz, apoiou a sociedade jataiense em várias atividades religiosas, esportivas e cívico-sociais, envolvendo-se em campanhas municipais, colocando o batalhão no combate ao mosquito transmissor da dengue, no apoio a instituições beneficentes e filantrópicas, na arrecadação de alimentos, além do empréstimo das instalações e da área do quartel para atividades culturais, sociais e ambientais de escolas e faculdades de Jataí.


Atualmente, o coronel Marcelo Luiz Zeni desempenha a função de chefe do Estado Maior da 23ª Brigada de Infantaria de Selva em Marabá, no Estado do Pará.


Crédito das fotos: Hélio Domingos/CMJ


© 2017 Metas Jataí: o seu portal de notícias - Rua Minas Gerais, 713, Santa Maria - Jataí/GO - CEP: 75.800-082 - (64) 3636-9016