Campanha de prevenção a Quedas de Idosos será lançada em Aragarças
No dia 31 de outubro (terça-feira), na Câmara Municipal de Aragarças, a Secretaria de Saúde lançou a Campanha Nacional de Prevenção a Quedas de Idosos.
As quedas na terceira idade são as principais causas de morte acidental em pessoas com mais de 65 anos. Estima-se que 30% das pessoas acima dessa faixa etária sofrem quedas ao menos uma vez por ano no Brasil.
A lesão acidental é a sexta causa de mortalidade em pessoas de 75 anos ou mais. A queda é responsável por 70% dessa mortalidade. As estimativas apontam índices alarmantes, já que, em 2025 nosso país poderá contar com 31,8 milhões de habitantes com 60 anos ou mais, e ocupará o 6° lugar no mundo em contingente de idosos. Preocupadas com esses números, a Secretaria de Saúde de Aragarças pretendem orientar a população para a prevenção do problema.
Estefânia Ferreira, coordenadora da Campanha, a Campanha Nacional de Prevenção a Quedas de Idosos tem o objetivo de melhorar as atividades de prevenção das quedas, a fim de interromper a cadeia de eventos antes de sua ocorrência e/ou minimizar os efeitos nocivos subseqüentes. "Vamos tentar fazer com que as pessoas identifiquem e eliminem os principais fatores de risco", afirma a coordenadora.
Sabe-se que cerca de 60% das quedas ocorrem em casa, durante as atividades diárias e 25% delas são resultantes de "perigos domésticos", como pisos escorregadios, pouca luminosidade e disposição inadequada de móveis.
O trajeto quarto-banheiro, principalmente à noite, é considerado o de maior risco na moradia. Os distúrbios do equilíbrio estão entre os principais fatores de risco que originam quedas na população idosa.