Hospital das Clínicas passará a atender por classificação de risco e casos mais graves serão priorizados

26.01.2018

 

     Para humanizar ainda mais o atendimento à comunidade, a Prefeitura irá implantar, a partir do dia 1º de fevereiro, no Hospital das Clínicas, o mesmo atendimento da UPA: o “Acolhimento com Classificação de Risco por Cores” e com isso, casos mais graves serão priorizados.

  

  Esse sistema, utilizado por vários hospitais no Brasil, se baseia no Protocolo de Manchester, na Inglaterra, estabelecido em 1994, por um grupo de profissionais especializados em triagem. No Brasil, a classificação de risco foi utilizada pela primeira vez em 2008, no Estado de Minas Gerais.

 

     O acolhimento com classificação de risco consiste na realização de um atendimento prévio, a chamada triagem, oportunidade em que são considerados sinais e sintomas apresentados e ainda, em que são verificados sinais vitais como pressão, batimentos cardíacos e glicemia para então, atribuir uma cor ao paciente que corresponde à prioridade que terá no atendimento e consequentemente, ao tempo que terá que esperar.

 

     Neste contexto, os pacientes serão classificados em quatro cores:

• vermelho – indica que o paciente deve receber atendimento imediato (emergência)
• amarelo – indica que o paciente deve receber atendimento rápido (urgência)
• verde – indica que o paciente pode aguardar um pouco por atendimento (caso de pouca urgência)
• azul – indica que o paciente pode ser atendido numa Unidade Básica de Saúde (caso não urgente)

    

     Após essa triagem, a depender de suas classificações, os pacientes serão encaminhados ao atendimento médico no hospital ou terão suas consultas agendadas numa UBS. Unidades Básicas de Saúde (UBS): Promoção da saúde e prevenção de doenças e suas complicações.

 

     As Unidades Básicas de Saúde (UBS) oferecem à comunidade, entre outros benefícios, o acompanhamento de hipertensos, diabéticos, adolescentes, mulheres, homens, idosos, crianças e grávidas. Realizam exames de prevenção de câncer de colo de útero e exames para o dignóstico de hanseníase e tuberculose e consultas e tratamentos odontológicos para bebês, crianças, jovens e adultos e, ainda, acompanhamento preventivo odontológico nas escolas.

 

     Nas UBSs, também são realizadas consultas médicas e de enfermagem, aplicação de vacinas, inalação, curativos, retirada de pontos e outros pequenos procedimentos, além de ser possível verificar a glicemia, a pressão arterial, realizar pesagem e conseguir preservativos de forma gratuita. Nessas unidades, a população ainda recebe informações sobre várias doenças e participa de grupos de educação em saúde. É através das UBS que são realizadas visitas domiciliares com médico, enfermeiro e agente comunitário de saúde.

 

      Nas Unidades Básicas de Saúde o atendimento pode ser realizado com hora marcada e com um médico da família que passa a conhecer o histórico do paciente. É nesses locais que se busca a prevenção e o tratamento de doenças e ainda, o bem estar de toda a família.

Saiba onde estão as UBS do município:

 

Unidade Básica de Saúde Drº. Gilberto Inácio Cardoso (UBS Vila Olavo)
Avenida Rio Verde, 273, Vila Olavo
(64) 3636-1032

 

Unidade Básica De Saúde Drº. Otto Carneiro Maciel (UBS Estrela D’alva)
Avenida Francisco Antônio, Qd 08, Conjunto Estrela D’Alva
(64) 3636-1062

 

Unidade Básica de Saúde Professor José Barros Cruz (UBS Santo Antônio)
Rua do Rosário esq. com Rua 03, Setor Santo Antônio
(64) 3636-1064 / 3636-1060

 

Unidade Básica de Saúde Marcondes

 

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google+
Please reload

© 2017 Metas Jataí: o seu portal de notícias - Rua Minas Gerais, 713, Santa Maria - Jataí/GO - CEP: 75.800-082 - (64) 3636-9016