Campanha de combate à hanseníase e às verminoses será desenvolvida pela Prefeitura nas escolas públicas do município

16.02.2018

 

     A Prefeitura de Jataí, por meio da Secretaria de Saúde, dará início, a partir da próxima segunda-feira (19/02), a uma campanha de combate à hanseníase e às verminoses com foco em crianças e adolescentes de 05 a 15 anos, matriculados em escolas públicas do município (público de maior vulnerabilidade a essas doenças quando comparado a crianças e adolescentes de escolas particulares), acompanhando a “V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma”, desenvolvida durante o mês de fevereiro pelo Ministério da Saúde.

 

     Durante a campanha – de 19/02 a 16/03 – equipes da Secretaria de Saúde, formadas por médicos, enfermeiros e agentes comunitários, visitarão escolas municipais e estaduais na zona urbana e rural com o objetivo de identificar possíveis casos de hanseníase e ainda, de administrar vermífugos em crianças e adolescentes, desde que autorizado pelos pais.

 

       É importante lembrar que num primeiro momento, as equipes visitarão as unidades escolares e deixarão com os alunos duas fichas para serem levadas ao conhecimento dos pais (a serem recolhidas dois dias depois): uma que solicitará autorização para a aplicação de vermífugo no menor através de assinatura dos pais concordando com a administração do medicamento e outra que deverá ser preenchida pelos pais com informações sobre possíveis manchas no corpo da criança ou adolescente que podem levar a uma suspeita de hanseníase. Casos suspeitos serão encaminhados a uma das unidades básicas de saúde do município.

 

Hanseníase
Doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social. Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo

VerminosesMais informações:
Policlínica Municipal Dr Milton Quirino Barbosa
(64) 3636-1039

Saiba mais sobre hanseníase e sobre as verminoses


Infecções causadas por parasitas que se instalam no interior do corpo. As verminoses podem causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Em crianças, pode haver dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento.

 

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google+
Please reload

© 2017 Metas Jataí: o seu portal de notícias - Rua Minas Gerais, 713, Santa Maria - Jataí/GO - CEP: 75.800-082 - (64) 3636-9016