Tecnologia à base de aminoácidos facilita aproveitamento de nutrientes pela planta


Com a agricultura cada vez mais competitiva, potencializar os recursos naturais já disponíveis no meio se torna uma alternativa sustentável para os negócios e para a natureza. Na fase do plantio, por exemplo, oferecer condições adequadas para que a lavoura se desenvolva de maneira satisfatória pode se tornar um diferencial ao final do ciclo, rendendo bons números na colheita.


“Durante o processo produtivo, a planta está submetida frequentemente a fatores estressantes, tais como clima, temperatura e umidade. Por isso, tornar o ambiente em que ela está inserida o mais natural possível permite um crescimento mais equilibrado do vegetal. Vale ressaltar que a produtividade começa pela base, então os cuidados com o solo, onde as raízes vão se lançar, são fundamentais”, afirma o engenheiro agrônomo, Leonardo Porpino.


Diante disso, o uso de soluções naturais à base de aminoácidos, voltadas especificamente para o solo, é um grande aliado do produtor na busca pela sustentabilidade de seus cultivos. Entre os benefícios dessas ferramentas, o especialista destaca o estimulo natural e espontâneo ao desenvolvimento radicular, maior disponibilização de macro e micronutrientes, redução dos estresses ambientais, além do favorecimento ao desenvolvimento uniforme e equilibrado da planta.


“A aplicação de aminoácidos permite a ligação entre eles e os nutrientes já disponíveis no solo, para que, quando complexados, a planta consiga aproveitar melhor os elementos ali presentes. O objetivo é maximizar os recursos naturais, dessa forma menos é mais. Assim, é possível alcançar melhores resultados em qualidade e produtividade”, destaca Porpino.


Pensando nos desafios do produtor no momento da fertilização, a Alltech Crop Science lançou recentemente a “Linha Solo”, um conjunto de soluções naturais voltadas especificamente para essa fase do cultivo. Ao todo, três ferramentas compõe a linha: o Soil-Plex Active, desenvolvido a partir de extratos fermentados, o Soil-Plex Fert, fertilizante organomineral à base de aminoácidos, e o Soil-Plex Root, formulação de aminoácidos especialmente criada para aplicações via solo.


De acordo com o agrônomo, essas soluções condicionam a planta e o solo a absorverem e aproveitarem melhor os elementos. “A Linha Solo não oferece apenas os nutrientes, mas também condições para a melhor disponibilização dos mesmos. Dessa forma, a planta se torna mais predisposta a assimilar o que o meio já proporciona”, finaliza o gerente técnico.


© 2017 Metas Jataí: o seu portal de notícias - Rua Minas Gerais, 713, Santa Maria - Jataí/GO - CEP: 75.800-082 - (64) 3636-9016