Karlos Cabral e a regulamentação da piscicultura em Goiás

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Aquicultura (ABRAq), Goiás conta com uma produção anual de 34 mil toneladas de peixes, a piscicultura se beneficia do clima favorável e da localização estratégica de Goiás, já que o Estado é banhado por quatro importantes bacias hidrográficas - Tocantins, Araguaia, São Francisco e Paranaíba.


A FAO, órgão da ONU que trata da alimentação global, afirmou recentemente que o consumo mundial de peixes deve crescer 30% na próxima década, com isso, a piscicultura ganhará mais espaço produtivo. “O cultivo profissional de peixes possibilita rápido aumento da oferta e segurança para atender à crescente demanda, inclusive a internacional. A prática também possibilita a criação de espécies ameaçadas de extinção, contribuindo para a preservação da fauna” afirma Francisco Medeiros, presidente da Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR).


Com o objetivo de difundir informações sobre os peixes de cultivo em Goiás e contribuir para o aumento do consumo e produção dessa proteína saudável e de qualidade, o deputado estadual Karlos Cabral é autor da lei que regulamenta a piscicultura no Estado. A propositura estabelece critérios e definições acerca das atividades de piscicultura abordando cultivo, criação, áreas e espaços, produção e reprodução, classificação, relações com meio ambiente, licenças, cadastros e registros, dentre outros pontos também importantes.


Para a estruturação da lei, Karlos Cabral propôs diversas reuniões e audiências com produtores locais, para o estudo e o debate da viabilidade técnica da piscicultura nas regiões, articulando a melhoria para os pequenos produtores oriundos da agricultura familiar. “A regulamentação possibilita a criação de políticas públicas mais efetivas para esta área. Agora, com a lei, o governo poderá incentivar o setor e impulsionar o crescimento, fomentando a economia do Estado”, concluiu o parlamentar.



© 2017 Metas Jataí: o seu portal de notícias - Rua Minas Gerais, 713, Santa Maria - Jataí/GO - CEP: 75.800-082 - (64) 3636-9016