Horário de verão

Desde o início, o Horário de Verão, iniciava a meia noite do terceiro sábado de outubro e terminava a zero hora do terceiro sábado de fevereiro, mas este ano, por decisão presidencial, vai começar um pouco mais tarde, 04 de novembro. Um domingo depois do segundo turno das eleições no Brasil.

A mudança foi determinada por Decreto Presidencial publicada o ano passado, a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quando era presidido pelo ministro Gilmar Mendes. O motivo é a apuração dos votos para a eleição de 2018.

O TSE desejava reduzir a diferença entre a apuração nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e a apuração no Norte, parte do Nordeste, parte do Norte e, ainda, no Acre e Sudoeste do Amazonas, onde a diferença com Horário de Verão chega a três horas do horário de Brasília.

Com isso, o período do Horário de Verão de 2018 e 2019 vai ter 15 dias a menos, terminando no terceiro domingo de fevereiro do próximo ano. Segundo o balanço do NOS, o Operador Nacional do Sistema Elétrico, entre 2013 e 2016, o valor da economia com o Horário de Verão, caiu de R$ 405,14 milhões para R$ 147 milhões, uma redução de 63% na economia de energia elétrica.

O Ministério de Minas e Energia chegou a discutir o fim do Horário de Verão. O argumento é que o consumo não é mais tao influenciado pela Luminosidade, mas pelo calor, com o aumento do consumo nos momentos mais quentes do dia.


© 2017 Metas Jataí: o seu portal de notícias - Rua Minas Gerais, 713, Santa Maria - Jataí/GO - CEP: 75.800-082 - (64) 3636-9016