CIÊNCIA E TECNOLOGIA Senador Kajuru leva projeto do Parque Científico e Tecnológico de Jataí ao min

Na última terça-feira (30/07), em Brasíldia-DF, o senador Jorge Kajuru levou o projeto do Parque Científico e Tecnológico de Jataí (JataíTech) ao ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos César Pontes, que recebeu com entusiasmo a ideia.

O JataíTech é uma das principais bandeiras do prefeito Vinícius Luz (PSDB), que vem apoiando, além deste projeto da Universidade Federal de Jataí (UFJ), o desenvolvimento do setddddddddor de Ciência e Tecnologia no município como um todo. O JataíTech já está aprovado pela FAPEG/SED (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás / Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Governo do Estado de Goiás), com a previsão de aporte de R$ 5.500 milhões.

De acordo com Kajuru, com o apoio do Governo Federal, o JataíTech poderá “se tornar um dos maiores parques tecnológicos da América Latina” e Jataí tornar-se-á uma cidade digital modelo.

O município já é o primeiro do Centro-Oeste a receber internet de ultravelocidade, com conexões de até 300 megas por segundo, como já existe em grandes centros urbanos, como São Paulo e Distrito Federal.

Esse benefício só foi viabilizado devido à iniciativa da administração municipal, liderada pelo prefeito Vinícius Luz, de firmar parceria com a Telefônica Brasil, em um processo que necessitou até de alteração na legislação do município, para que esta entrasse em consonância com a Lei Geral das Antenas (PLS 293/2012 ) e criasse, assim, condições para a vinda de empresas de telecomunicações capazes de fornecer serviços de alta qualidade aos cidadãos jataienses.

Com a consolidação do JataíTech e a implantação do projeto Cidades Digitais, que visa a interligação de prédios públicos, videomonitoramento e serviços inteligentes para mobilidade e acesso ao cidadão, o município poderá se inserir de vez dentro do modelo de Cidades Inteligentes que já vem sendo buscado, segundo o ministro, pelo Ministério de Ciência e Tecnologia do Brasil. De acordo com o prefeito Vinícius Luz, “em um momento de transformação tecnológica, é imprescindível políticas públicas para o desenvolvimento da economia e do empreendedorismo, gerando, com isso, um ambiente favorável, no qual as cidades atinjam um desenvolvimento acelerado e contínuo”.

Vinícius aproveitou ainda para enviar seu agradecimento, em nome de todos os jataienses, ao senador Jorge Kajuru. “Gostaria de agradecê-lo publicamente por levar pautas tão importantes para Jataí, como o pedido de apoio, junto ao Governo Federal, para o nosso Parque Científico e Tecnológico, o JataíTech, que será um divisor de águas para a nossa economia, assim como a implantação do projeto Cidade Digital, que muito contribuirá para o desenvolvimento da nossa cidade. Em meu nome e em nome de todos os jataienses, o nosso muito obrigado”, agradeceu o prefeito.

Comunicação/PMJ


© 2017 Metas Jataí: o seu portal de notícias - Rua Minas Gerais, 713, Santa Maria - Jataí/GO - CEP: 75.800-082 - (64) 3636-9016