Lissauer reforça fiscalização ao novo plano de investimentos anunciado pela Enel

Medidas foram destacadas em um Termo de Compromisso do Governo de Goiás com a Enel, assinado na presença de dezenas de autoridades no Palácio Pedro Ludovico Teixeira


O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Lissauer Vieira (PSB), acompanhou no início da noite desta segunda-feira, 26, a assinatura de um termo de compromisso acordado entre o Governo de Goiás, o Ministério de Minas e Energia, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a empresa Enel para aumentar a capacidade de distribuição de energia elétrica no Estado. O presidente demonstrou boa expectativa após os anúncios, mas reforçou o compromisso de continuar fiscalizando o trabalho da empresa, que sinalizou uma série de investimentos para melhorar a qualidade da energia em Goiás.

Com a presença do governador Ronaldo Caiado (DEM), do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e do CEO da Enel no Brasil, Nicola Cotugno, foi anunciado o novo plano de investimentos previstos para os próximos três anos.

Com as medidas que serão adotadas, a oferta de energia elétrica em Goiás será aumentada em 26%. Para isso, está prevista a construção de 17 novas subestações que irão atender 27 municípios, entre Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Mineiros, Rio Verde, Niquelândia, Luziânia, Senador Canedo, Iporá beneficiando cerca de 835 mil clientes da região.

Outras 130 subestações serão reformadas e ampliadas além da realização de mais 20 mil conexões rurais. Até 2022, serão acrescentados cerca de 1.500 MVA ao sistema elétrico, o que seria suficiente, por exemplo, para abastecer as cidades de Goiânia, Anápolis, Rio Verde e todos os 28 municípios da Região

Metropolitana.

Em entrevista coletiva para a imprensa, o presidente Lissauer destacou a importância da assinatura desse acordo para o desenvolvimento do Estado. “Goiás dá um passo à frente com relação ao fornecimento de energia elétrica, e também, à qualidade do serviço no nosso Estado. Todos nós sabemos que energia elétrica é primordial e fundamental para nós podermos desenvolver um estado. Quero parabenizar o governador Ronaldo Caiado por juntar todas as forças políticas para buscar um entendimento com a empresa Enel”.

Ele ressaltou a atuação dos parlamentares para solucionar a crise energética em Goiás. “Quero deixar o meu reconhecimento aos nossos companheiros de bancada da Assembleia Legislativa. Lá eles puderam, sempre na medida do possível quando solicitados pelo governador, buscar esse entendimento e o diálogo com a empresa Enel e também com o setor produtivo”.

Também participaram da solenidade de assinatura do acordo os deputados estaduais Amilton Filho (SD), Wilde Cambão (PSD), Zé Carapô (DC) e Rafael Gouveia (DC). As condições de privatização da empresa e a qualidade do serviço prestado pela Enel têm sido tema de grandes debates na Casa e culminaram na instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga supostas irregularidades.


© 2017 Metas Jataí: o seu portal de notícias - Rua Minas Gerais, 713, Santa Maria - Jataí/GO - CEP: 75.800-082 - (64) 3636-9016