Lissauer viabiliza adesão da Alego à Rede Nacional de Sustentabilidade

12.11.2019

Para o presidente da Alego, a iniciativa vai fortalecer a pauta sustentável que vem sendo desenvolvida no Poder Legislativo

 

Reforçando a atuação sustentável do Parlamento goiano, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB), assinou, através da seção de Serviços Especiais de Engenharia de Segurança, Medicina do Trabalho e Meio Ambiente (Sesmt), termo de adesão à Rede Nacional de Sustentabilidade. O programa visa promover o intercâmbio de práticas e desenvolvimento de ações voltadas à gestão sustentável do Legislativo em âmbito nacional.

 

Para o chefe do Poder Legislativo, a iniciativa vai fortalecer a pauta sustentável que vem sendo desenvolvida na Casa de Leis. “A adesão da Alego na Rede Nacional de Sustentabilidade vai aprimorar ainda mais as nossas iniciativas sustentáveis, como o Selo Verde, por exemplo. Vejo que essas ações são fundamentais para a nossa sociedade e, principalmente, para a conservação do nosso o meio ambiente”, ressaltou o presidente Lissauer.

 

A adesão ao programa ocorreu após a equipe técnica do Sesmt, chefiada por José Cláudio da Silva, visitar a Câmara Federal para conhecer projetos ambientais oriundos da Ecocâmara e do Núcleo de Coordenação de Ações Socioambientais do Senado Federal. Na oportunidade, algumas ações foram conhecidas e o Sesmt informou que é pretensão implementá-las no âmbito da Casa de Leis goiana.

 

O almoxarifado verde, contratação sustentável, tecnologia da informação verde, impressão sustentável, logística reversa, arborização e manutenção das áreas verdes, produção de adubo com reaproveitamento de material orgânico (proposta para a nova sede – borra de café) e plano de gestão de logística sustentável são algumas das ações que poderão ser implementadas na Alego.

 

O programa é uma parceria conjunta com a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Câmara Legislativa do Distrito Federal (DF), Tribunal de Contas da União (TCU), Senado Federal e Câmara dos Deputados Federais.

 

Selo Verde

 

Lançada em junho deste ano, a campanha Selo Verde é uma das ações sustentáveis da Alego e tem como objetivo reduzir o uso de copos de plástico por parte de servidores e estagiários da Casa. Somente no primeiro mês do projeto, foi registrado uma redução de 50% na utilização de copos descartáveis e a meta é alcançar 100% de todos os departamentos até o mês de dezembro.

 

Além de economia financeira com a suspensão de compras de copos descartáveis, o projeto também busca estimular os públicos interno e externo da Assembleia Legislativa a adotar atitudes sustentáveis e ambientalmente corretas. A ideia é eliminar a utilização de um dos materiais de maior potencial poluidor, o plástico, que ao ser descartado na natureza leva até 450 anos para se decompor.

 

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google+
Please reload

© 2017 Metas Jataí: o seu portal de notícias - Rua Minas Gerais, 713, Santa Maria - Jataí/GO - CEP: 75.800-082 - (64) 3636-9016