Pesquisa de preços de materiais escolares

13.01.2020

No intuito de orientar a decisão dos pais no momento da compra de materiais escolares, o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de Jataí, realizou uma pesquisa de preços dos principais itens escolares em estabelecimentos do ramo de papelaria do município.

     Dentre os 46 itens pesquisados, 24 tiveram aumento, 31 tiveram redução no preço médio e apenas 01 produto não teve variação de preço, comparando as pesquisas realizadas em janeiro/2019 e janeiro/2020, ficando constatado um aumento médio de 4,31% entre as duas últimas pesquisas realizadas.

     O Procon também alerta que, os produtos de uso coletivo, como papel higiênico, material de limpeza, tinta para impressora e álcool, devem estar embutidos nos custos das escolas e podem ser repassados no valor da mensalidade escolar ou ainda, uma taxa específica para a compra do mesmo, desde que devidamente justificado com a apresentação de uma planilha.

      Confira algumas dicas e orientações:

      Pesquisar os preços dos materiais antes de ir às compras;

      Verificar itens do período letivo anterior, avaliando a possibilidade de reaproveitá-los;

      Compras em ambulantes e camelôs devem ser evitadas, pois muitas vezes eles não fornecem nota fiscal, o que pode dificultar a troca ou assistência do produto se houver necessidade;

      Evite levar os filhos na hora da compra;

      Observar as embalagens de materiais;

      Na hora da compra cabe ao consumidor avaliar a qualidade e o preço de produtos similares que também podem atender as necessidades.

 

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google+
Please reload

© 2017 Metas Jataí: o seu portal de notícias - Rua Minas Gerais, 713, Santa Maria - Jataí/GO - CEP: 75.800-082 - (64) 3636-9016