Cinco motivos para instalar energia solar na sua casa

15.07.2020

      Além do Brasil ser um dos melhores lugares como potencial energético solar no mundo, a energia fotovoltaica é renovável, reduz custos e está em alta. Artistas como Bruno Gagliasso, Michel Teló, Rafael Cardoso, Dudu Azevedo, Isis Valverde, José Loreto,  Igor Rickly e Aline Wirley, entre outros,  já aderiram ao uso da energia solar em suas propriedades. 

     Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de 2012 até 2019 já foram instalados mais de 134 mil sistemas fotovoltaicos no país. “Mas, apesar do avanço, o Brasil continua com o aproveitamento abaixo do seu potencial.  Países como China, Japão, Estados Unidos, Alemanha, Itália e a Espanha já estão usando o potencial solar em grande escala”, explica José Vitor Salm, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento e Suporte Técnico da Renovigi, uma das principais fabricantes de sistema fotovoltaico do país.

     Confira 5 motivos  indicados pelo José Vitor para aderir à energia solar:

1 – Economia na conta de luz

     Esse é o principal atrativo. Com a utilização do sistema é possível chegar a 95% de economia e o investimento costuma sair em torno de R$ 15 mil, pensando em uma residência da média brasileira, para uma família de quatro pessoas. Dependendo do tamanho do imóvel, do consumo de potência e dos equipamentos utilizados, é necessária uma quantidade maior de módulos fotovoltaicos, o que encarece o processo.

2  Retorno do investimento em curto prazo

      Para fazer a utilização do sistema residencial é necessário um investimento inicial, mas o retorno não demora e o novo equipamento se paga em um prazo médio de 4 anos, dependendo do sistema instalado. Após esse período, a economia é lucro.

3 – Pouca manutenção

     Outra vantagem do sistema solar residencial é o seu período de revisão, que é considerado baixo. A limpeza dos módulos pode ser feita pelo próprio consumidor, o que já reduz gastos, e só precisa ser feita quando os painéis estiverem muito sujos, o que demora a acontecer, já que a própria chuva ajuda na limpeza da poeira. No entanto, uma vez por ano é necessária uma inspeção elétrica do seu sistema para que ele siga trabalhando com qualidade.

4 – Vida útil

     Após a instalação dos painéis fotovoltaicos, o período de vida útil é de mais ou menos 25 anos. A instalação que chegar ao seu 25º ano de utilização, provavelmente ainda terá 80% das suas funções funcionando em comparação com o dia da instalação inicial.

5 – Valorização do imóvel

     O preço médio das propriedades que contam com o conjunto tem até 10% de aumento. Além de ser um investimento que garante a economia de energia, o sistema também faz com que o seu bem valha mais.

 

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google+
Please reload

© 2017 Metas Jataí: o seu portal de notícias - Rua Minas Gerais, 713, Santa Maria - Jataí/GO - CEP: 75.800-082 - (64) 3636-9016